terça-feira, 22 de julho de 2014

Abacaxi recheado com arroz frito - Receita tailandesa

Todos sabem que aprecio muito gastronomia oriental, adoro misturas agridoces, o travo picante e ácido das especiarias, a combinação de ingredientes, o colorido e a apresentação dos pratos.
Esta receita foi uma “prenda”, juntamente com um frasco de tempero que me ofereceram como souvenir de uma viagem por terras do oriente.
Tipicamente tailandesa, esta receita está,  já há algum tempo, na minha lista de receitas prioritárias para experimentar, chegou finalmente o dia!! O tema do jantar já estava escolhido, seria “arroz”, e esta revelou-se uma ótima escolha para uma  reunião de amigos, um pouco mais especial. Todos gostaram, foi muito elogiada pelo aspecto, mesmo antes de ser provada J  Eu, pessoalmente, adorei, mas este prato é mesmo “a minha praia” J
A originalidade deste prato, passa sem duvida, pela apresentação, é um arroz branco, perfumado,  frito, com cenoura, pimento vermelho, camarão, lulas, alho, uvas passas, pedaços de abacaxi e castanhas de caju torradas e crocantes, polvilhado com cebolinho e servido dentro de um abacaxi

 







Algumas dicas para fazer um bom arroz frito:

Usar arroz thai jasmin, cozido no dia anterior e mantido no frigorífico, pelo menos 12 horas, para ficar bem seco.

Aquecer bem o wok onde vai cozinhar o arroz, utilizar uma espátula de metal para mexer o arroz. Mexer bem, em lume forte, para que o arroz frio aqueça rápida e uniformemente, e ao mesmo tempo vá fritando, misturando-se com os temperos Diminuir um pouco o calor para o arroz não queimar. Depois de adicionar todos os ingredientes, voltar a colocar o lume forte e mexer até estar completamente cozido.

Ingredientes: 

3  chávenas de arroz thai de jasmim, cozido, frio (preparado no dia anterior e refrigerado durante a noite)

3 dentes de alho - finamente picado

1 c sopa de manteiga sem sal

3 c sopa de azeite virgem

6 lulas medias cortadas em rodelas 

20 camarões - sem casca e tripa + 4 grelhados para decoração

2 chalotas cortadas em fatias finas

1 cenoura - cortada em palitos

1 pimento vermelho médio cortado em cubos

 1 abacaxi médio – escavado, usar o interior, depois de retirar o caroço, cortar em cubos (reservar o suco) 

3 colheres de sopa (ou mais, se quiser) de uvas passas

1 colher de sopa de mistura de temperos sweet & spicy curry powder (usei uma mistura de temperos que me ofereceram, e que podem encontrar à venda em lojas da especialidade)

1 colher de sopa de molho de soja

Sal e pimenta branca moída

1/2 chávena de castanha de caju levemente torrada sem sal

1 c de sopa de cebolinho picado (pode usar seco) e / ou folhas de coentro para enfeitar 


Preparação:

1.     Coloque no wok, 1 colher se sopa de manteiga sem sal. Em seguida, adicione 1 dente de alho picado e refogue até aromatizar. Acrescente as lulas, deixe cozinhar por 5 minutos e junte os camarões, cozinhe até ficarem cozidos (ajuste de calor durante o processo, se necessário). Retire da frigideira e reserve.

2.     No mesmo wok, aqueça o azeite, em fogo médio-alto e refogue as chalotas com o restante alho. Adicione as cenouras e cozinhe por um minuto ou dois até ficarem macias. Em seguida, adicione o pimento vermelho e cozinhe por mais um minuto (ajuste de calor durante o processo, se necessário).

3.      Adicione o arroz frio, cozinhe de acordo com as indicações acima. Junte os pedaços de abacaxi, o suco e as uvas passas. 

4.      Adicionar o tempero em pó, o  molho de soja, sal e pimenta branca, refogue bem em fogo médio-alto até que os ingredientes estejam bem combinados. Prove e ajuste os temperos. 

5.     Junte as castanhas de caju torradas, e a mistura de lulas e camarão já cozinhados. Coloque o lume forte e mexa constantemente para misturar bem todos os ingredientes. Cozinhe por apenas um minuto.


6.    Sirva o arroz frito nas cascas de abacaxi. Decore com cebolinho, coentros (não usei) e camarões grelhados.

1 comentário:

  1. Que abacaxi recheado fantástico,...adorei a ideia!
    Beijinhos,
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.com/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar