quinta-feira, 17 de março de 2016

Tarte de Alfarroba do Algarve


Há um restaurante aqui no Porto, onde vou algumas vezes, que tem na lista de sobremesas, uma Tarte de Alfarroba que eu adoro, embora já tenha experimentado outras sobremesas, a tarte de alfarroba acaba sempre por ser a minha escolha, por isso não resisti a fazer uma busca até descobrir uma receita que me parecesse igual ou muito parecida.  Descobri esta num fórum Bimby, que a referia como sendo a original, claro que nem esperei para experimentar a receita, foi só verificar os ingredientes e partir para a acção! 
Fiz umas pequenas alterações, porque não queria utilizar farinha de trigo, e posso dizer-lhes que o feedback de quem provou foi 100% positivo, por isso para quem já experimentou e gostou, deixo aqui a receita.  Espero que também gostem! Esta tarte é gulosa, com um sabor intenso e uma textura muito agradável. Eu aconselho a come-la no dia seguinte, intensifica o sabor! Quando acompanhada com uma bola de gelado de baunilha ou caramelo, ou mesmo com chantilly, é irresistível e pode ser viciante!!









Pré aqueça o forno a 180º
Ingredientes para a base

Massa
·         Farinha de alfarroba 25 g
·         Farinha de arroz 75 g
·         Açúcar em pó 60 g
·         Manteiga 50 g
·         Sal 1 pitada
·         Ovo 1

Recheio
·         Açúcar amarelo 180 g
·         Farinha de alfarroba 50 g
·         Cacau em pó, de boa qualidade 35 g
·         Amêndoa moída 75 g
·         Gemas 4
·         Limão (raspa) 1
·         Manteiga derretida 2 colheres de sopa
·         Extrato de baunilha 1 colher de café
·         Canela 1 pitada
·         Água fria 1 chávena
·         Sal 1 pitada
·         Cacau para polvilhar

Preparação da base:

Num recipiente, juntar os ingredientes e misturar manualmente até obter uma massa moldável. A massa deverá ficar com uma consistência macia. (Thermomix-Bimby: Misturar todos os ingredientes na vel.3-4).
Forrar uma forma de 25 cm com fundo amovível com a massa. Não precisa estender, basta pressionar bem com os dedos ou uma espátula de forma a cobrir a forma.
Levar uns 10 a 15 minuto ao forno pré-aquecido a 180º. Retirar e reservar.

Preparação do Recheio

Numa taça bater as gemas com o açúcar e a água durante 5 min. (Thermomix-Bimby: Bater 1,5min/vel.5).
Depois juntar as farinhas (alfarroba, cacau e amêndoa), a canela, a baunilha, o sal, a raspa de limão e a manteiga, bater até ficar homogéneo. (Thermomix-Bimby: Bater 50seg/vel.4).
Deitar na tarteira e levar ao forno entre 30 a 45minutos. Fica firme mas meio húmida, não convém deixar cozer muito, ao testar com o palito, este pode sair ligeiramente húmido, retire nessa altura.

Deixar arrefecer, desenformar e polvilhar com cacau. Servir no dia seguinte com uma bola de gelado de caramelo ou baunilha, ou com uma mistura de frutos vermelhos chantilly.

7 comentários:

  1. Tem uma cor linda! E tenho a certeza que com uma bola de gelado como sugeres deve ser uma perdição! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que bom aspeto! O interior está maravilhoso! Adorei.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  3. Adorei esta tarte, e já guardei a receita para fazer um dia destes!

    http://cooktasteshare.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Bom dia: gostava de experimentar a tarte 3 delicias do Algarve com as 3 camadas. Onde consigo a receita. aguardo resposta.

    ResponderEliminar
  5. Bom dia: gostava de experimentar a tarte 3 delicias do Algarve com as 3 camadas. Onde consigo a receita. aguardo resposta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, boa noite, eu não conheço a receita, mas talvez consiga a informação neste blogue http://vamospamesa.blogspot.pt/2014/11/bolo-3-delicias-do-algarve.html.

      Lamento não puder ajudar mais!

      Eliminar
  6. Olá, boa noite, eu não conheço a receita, mas talvez consiga a informação neste blogue http://vamospamesa.blogspot.pt/2014/11/bolo-3-delicias-do-algarve.html.

    Lamento não puder ajudar mais!

    ResponderEliminar