terça-feira, 1 de abril de 2014

Cavacas ou Bolos de Gema

Estes bolos fazem parte da minha infância!
Desde que me lembro, eles sempre estiveram presentes lá em casa. Nunca faltavam na Páscoa, naquela altura feitos pela avó, que fazia questão de ser, ela própria, a confeccionar todas as iguarias para a mesa que se punha propositadamente para receber o Compasso.
Estas cavacas são uma tradição secular, típicas de Margaride, a mesma localidade do famoso Pão-de-Ló, uma freguesia do conselho de Felgueiras. E não é por coincidência, que o seu sabor e a sua textura fofa e macia, lembra aquele pão-de-ló.
São também um "parente próximo" dos famosos Bolinhos de Amor de Casais Novos, estes da minha terra, Penafiel.
Outras tradições relativas a estes bolos dizem, que eram feitos no seio da família e destinavam-se a ofertas "a Nossa Senhora", pelo seu aspecto celestial, semelhantes a "nuvens", pela leveza, forma e cobertura branca do açúcar. As que restavam eram guardadas e destinavam-se a obsequiar as visitas durante o resto do ano.
Cá em casa, vão-se fazendo ao longo do ano, e são destinadas também a presentear a família, que é fã incondicional deste doce.
Mas hoje, esta receita destina-se a participar num desafio proposto pelo grupo "Dia Um... na Cozinha", esta 11ª edição tem como tema "Doçaria Regional", e espero que a minha proposta seja do agrado de todos ;)










Ingredientes: para 50 unidades:


  • 4 gemas de ovos
  • 3 ovos inteiros
  • 200 gr açúcar
  • raspa de 1/2 limão
  • 1/4 c de café de canela
  • 175 gr de farinha de trigo sem fermento
  • farinha e manteiga q.b. para untar e polvilhar os tabuleiros


Cobertura glacé


  • 150 gr açúcar em pó
  • 1 clara de ovo
  • 1 c sobremesa de sumo de limão


Preparação:


  • Bater os ovos inteiros, as gemas e o açúcar, numa batedeira eléctrica durante 20 minutos, sem parar, até obter um creme muito fofo e esbranquiçado
  • Adicionar a raspa de limão, a canela e a farinha peneirada
  • Envolver na massa sem bater, até ficar tudo bem ligado
  • Pré aquecer o forno a 180º 
  • Untar e polvilhar com farinha um tabuleiro (eu forro com papel manteiga)
  • Com uma colher de sobremesa, colocar porções de massa, tendo o cuidado de manter uma distância razoável entre elas
  • Levar ao forno por +/- 10 minutos
  • Depois de cozidos retiram-se rapidamente com uma espátula e deixam-se arrefecer sobre uma rede.


Glacé


  • Misturar o açúcar em pó com a clara de ovo e o sumo de limão, bater com uma colher de pau, até que ao levantar a colher, a glacé fique quase segura na mesma. Também se pode utilizar uma batedeira eléctrica de varas, numa velocidade baixa.
  • A glacé, quando pronta, deve ficar branca, fofa e brilhante.
  • Passam-se os bolos com uma camada fina de glacé, e dá-se, com os dedos, formas circulares na superfície.
  • Deixam-se secar de um dia para o outro, e podem guardar-se numa caixa de lata durante vários dias. 


48 comentários:

  1. O meu marido adora estes bolos.
    Ficaram lindos...lindos
    Adorei
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu marido, a minha filha, os meus sobrinhos....por ai fora :) Todos adoram!!!
      Bjnhos

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Eu também, e continuo a fazê-los cá em casa, durante todo o ano :)
      Bjnho

      Eliminar
  3. Também gosto muito de cavacas mas nunca me atrevi a fazê-las. Já guardei a receita, a ver se é desta. Ficaram lindas!
    Bjs, Paula
    http://cookit-simple.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Paula, se fizer esta receita, de certeza que ficam bons! Era a receita que a minha avó fazia!
      Bjnhs
      Luisa

      Eliminar
  4. Luísa essas fotografias são de deixar qualquer um de água na boca :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Estão lindas e deliciosas, posso levar uma caixinha para a minha filhota?
    Parabéns pela participação
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  6. Ficaram lindos os teus bolinhos.
    Bjs.

    Paula

    ResponderEliminar
  7. Luísa,

    Adoro cavacas e fiquei feliz em vê-las desfilar na passadeira vermelha do evento "Dia Um...Na Cozinha" !
    Estiveram bem à altura de todas as outras iguarias e ficaram lindas no desfile !
    Uma belíssima estreia, obrigada pela participação e até á próxima edição ! :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiquei mt feliz pelo carinho que deixaram ás minhas cavacas ;)
      Quando soube qual era o desafio, lembrei-me logo delas! Este doce trás-me sempre muito boas recordações, por isso achei por bem partilhá-lo. Foi a primeira vez que tornei publica, uma receita de familia ;) Mas acho que valeu a pena :)
      E já fico à espera do próximo!!
      Bjnho

      Eliminar
    2. :) :)

      Será um enorme prazer ter-te presente !
      Fica atenta ! ;)

      Beijinho

      Eliminar
  8. São tão bons com um chá ou um cafezinho :) Que bela receita e que lindas fotos.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Que bom aspecto que têm.. Já levava umas duas ou três amanhã na marmita.. :)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Aqui em Viana do Castelo chamamos doce da romaria ou bolos e gema, cavacas são outros doces.
    O meu pai adora, e já fiz um vez estes estão perfeitos e tão bonitos, levo a receita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  11. E que bela estreia Luisa essas cavacas estao uma verdadeira tentaçao... sera que ainda possi roubar uma para o meu lanche?

    Beijocas

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Margarida!
      Rouba ;) e sempre que quiseres, passa cá :)
      Bjnhs
      Luisa

      Eliminar
  12. Estão iguaizinhas às cavacas de que me lembro da minha juventude e que eu adorava! Nas festas e romarias de verão, no Norte, havia sempre cavacas a vender, que de certeza não se comparavam às tuas...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Parecem deliciosas!! Apetece logo provar. Receitinha anotada.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  14. Ficaram lindas estas cavacas, deliciosa cobertura de glacé!
    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Ainda hoje este é um dosces mais populares da minha aldeia :) Estes ficaram lindos

    ResponderEliminar
  16. Obrigada Sara!!
    São mesmo docinhos de festa ;)
    Bjnhs
    Luisa

    ResponderEliminar
  17. Que aspecto delicioso!!! Também fiz cavacas, mas as minhas levam azeite!!! :-) bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu vi as tuas, devem ser uma delicia!! Não conhecia a receita, mas sinto-me tentada a experimentar ;)
      Bejinho
      Luisa

      Eliminar
  18. Olá Luisa!
    Que cavacas deliciosas e gulosas que trazes para este desfile! Uma estreia em grande neste grupo e ainda bem que trazes esta iguaria, pois não conhecia este doce regional, nem a sua origem. Ficaram lindas e devem ser de comer e chorar por mais. O interior está divino. ;)
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Célio! Eu também não conhecia a tua iguaria, e gostei muito da receita, deve ser otimo! Fiquei muito feliz por ter participado neste desafio, acho muito saudável em todos os aspectos, o espírito de camaradagem e equipa surpreenderam-me!!
      Beijinho

      Eliminar
  19. Olá Luísa,
    Vou fazer uma confissão, adoro molhar cavacas numa grande caneca de café, e comer assim! :) hihi. Gostei da sugestão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, eu também já fiz isso :) é delicioso!!! Já agora, experimenta molhar em Vinho do Porto ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  20. Aqui está uma receita que quero fazer muito. Quem sabe se até sairão para o aniversário da minha filha. Gostei da história envolta em memórias. As melhores receitas são assim. Foi mesmo uma excelente participação.
    Beijinhos aqui do meio do mar.
    Patrícia
    P.S. A ilha do Pico tem tradição de fazer cavacas parecidas a estas mas adotam a forma retangular. Deixo-lhe aqui o link de um post que fiz com alguns produtos desta ilha. A foto com as nossas cavacas encontra-se lá.
    http://foodwithameaning.wordpress.com/2012/09/03/coisas-do-pico/

    ResponderEliminar
  21. Olá Patrícia, obrigada pelo comentário! Eu adorei as tuas cornucópias, primeiro porque utilizas os ingredientes originais, que na minha opinião, nunca se devem alterar nestas receitas, e em segundo lugar porque tem um aspecto fantástico, devem ser divinais ;)
    Vou consultar o link, fiquei curiosa!
    Beijinho..

    ResponderEliminar
  22. Adoro cavacas e estas têm um aspecto delicioso!!!
    Parabéns bjinhos

    ResponderEliminar
  23. São deliciosas... e as tuas estão muito bonitas e apetitosas.


    http://sist2it.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. Gosto tanto destes bolinhos. Muitas vezes compro uma caixa cheia para o lanche. Vou guardar a receita para tentar reproduzir :)

    Beijinhos
    Raquel
    http://amor-as-camadas.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  25. Sao optimos estes bolinhos e ja ha muito tempo que eu procurava a receita.Agora ja os posso fazer pois sao muito faceis.Obrigada pela receita ,vou da-la as minhas amigas.

    ResponderEliminar
  26. os bolinhos do meu sonho :) obrigada ... vou fazer ;)

    ResponderEliminar
  27. receita dos beijinhos de amor de casais novos???alguem tem?

    ResponderEliminar
  28. Peço desculpa pela pergunta...Esses bolos de gema e cavacas é possível confeccionar,sem a adição do glacé? Nunca fiz, mas tenho procurado no mercado e não encontro sem o glacé. Gosto muito das Cavacas das Caldas e dos bolos de gema, mas não gosto do glacé (quando compro tiro sempre o açúcar) por isso metade do bolo vai fora e é uma pena... Devia haver à venda esses bolinhos sem mais nada, pois a massa já leva açúcar suficiente, não precisa mais...
    Eu não aprecio bolos ou sobremesas muito doces, quando os faço corto sempre uma boa parte do açúcar. Também não gosto do pão que na confecção leva açúcar... Obrigada pela informação que me possam dispensar. ☺

    ResponderEliminar
  29. Olá, experimentei hoje e ficaram maravilhosas, muito boas mesmo!Cortei um pouco no açúcar, como faço em todos os bolos...A repetir, muito obrigada pela partilha!

    ResponderEliminar