quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Muffins de Mirtilos

Adoro poder desligar a ficha!!
Isto para mim é, fazer as malas, meter-me no carro, e no final de uma viagem de 45 minutos estar noutro lugar, como se tivesse recuado no tempo! Completamente fora da confusão, barulho, e pressa da cidade. Tenho feito estas escapadelas frequentemente e cada vez gosto mais, estou a começar a habituar-me à vida da aldeia...e estou a gostar! Muito!! Digamos que é um regresso à infância...
Na semana passada, quando cheguei tinha à minha espera, figos, mirtilos, maracujás, marmelos, chilas, abóbora, e ainda apanhei pimentos, tomates, feijão verde, beringelas, salsa, coentros, courgetes, cenouras e alho francês!! Fico feliz quando vejo aquilo que foi cultivado, com dedicação e carinho "dar frutos", e poder utilizar essas dádivas como ingredientes para fazer uma das coisas que me dá mais prazer!
Hoje trago muffins de mirtilos, não resisti! Tinha o fogão de lenha aceso, e esta receita convidava a utilizar o forno, ficaram muito bons, e realmente, a diferença na cozedura da massa e até no sabor final é verdadeiramente notória! Para mim, bastante melhor!







Ingredientes:

3 chávenas de farinha sem fermento
1 c sopa de fermento em pó
1 c chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 + 1/4 de açucar
1 ovo + 2 gemas
1 c chá de extracto de baunilha
1 chávena + 1/4 de leite
2 chávenas de mirtilos
Açucar q.b. para polvilhar

Preparação:

Aquecer o forno a 200º
Untar com manteiga 12 formas de tarte de tamanho médio, ou forrar com formas de papel para queques
Bater a manteiga na betedeira até ficar com consistência cremosa (tipo maionese), juntar o açucar, sem parar de bater, o ovo e as gemas, e a baunilha. Bater tudo durante 2 a 3 minutos. Juntar a farinha, previamente misturada com o fermento, alternando com o leite, em 4 adicções, (começar com farinha e terminar com leite).
Retirar da batedeira e juntar à mão, com uma espátula, os mirtilos, previamente lavados e secos, envolve-los na massa de forma uniforme.
Preencher as formas com a massa, polvilhar generosamente com açucar e levar ao forno.
Verificar a cozedura utilizando o teste do palito. Não deixar cozer demais para não ficarem secos.



Receita adaptada de Martha Stewart

1 comentário: