segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Biscotti de Arandos e Avelã

Este mês o grupo Vamos Fazer Bolachas! da querida Manuela do blog Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil convidou-nos a trazer Biscotti! Uma especialidade italiana, cuja história nos remete às conquistas e expansão do Império Romano. Devido à sua longevidade, estes biscotti faziam parte da "ração de combate" que as Legiões e a Marinha Romana levavam para as suas conquistas.
A particularidade de voltarem ao forno, depois de cortados em fatias, a meio da cozedura, serve para lhes retirar toda a humidade, conferindo-lhes uma textura dura e seca, com uma vida util muito mais longa!

Hoje em dia, os biscotti são um acompanhamento popular para o café, capuccino chocolate quente e outras bebidas, incluindo vinhos generosos. Estes biscotti foram adaptados de uma receita que encontrei num blogue que visito normalmente, ficaram muito bons e, com a receita de base, podemos criar diversas combinações! Experimentem, vale a pena!!






Ingredientes:

½ chávena de miolo de avelã
½ chávena de cranberries (arandos) e uvas passas brancas
6 c sopa de manteiga sem sal
4/3 chávena de açucar amarelo
¼ c chá sal
1 c chá baunilha
1+1/2 c chá fermento
2 ovos
2 chávenas farinha sem fermento
2 c chá licor de cereja (ou rum)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º. Unte levemente, ou forre com papel manteiga uma assadeira grande.

Numa tigela média, misture o sal, o fermento em pó  e farinha. Reserve. Numa tigela de tamanho médio, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Junte os ovos e a baunilha, não se preocupe se  a mistura ficar com um aspecto um pouco coalhado. Baixe a velocidade da batedeira, adicione a farinha e misture até ficar homogéneo. A massa ainda ficará macia e pegajosa. Misture o miolo de avelã, os arandos e as passas, e por fim o licor de cereja.

Transfira a massa para a assadeira preparada, moldando-a em forma de cilindro, que deve ser ligeiramente achatado, com aproximadamente  15 centímetros de comprimento, dá para 2 “rolos” de massa. 

Cozer a massa durante 25 minutos. Retire-a do forno e deixar arrefecer um pouco (5 minutos, ou até 20 minutos).  Enquanto espera, reduza o forno para 165°.

Corte os biscoitti em  fatias de aproximadamente 2 cm.   Coloque os biscotti na posição vertical sobre a assadeira preparada. Leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno e transfira-os para uma grelha para arrefecer.

São o acompanhamento perfeito para um café, cappuccino, chocolate quente, ou até um chá!!




3 comentários:

  1. Fiz apenas uma vez e gostei.
    Os teus ficaram lindos e com aveia agradam-me
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Estes biscottis estão lindos e tão perfeitinhos! E tendo avelã devem ser deliciosos :)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  3. Olá Luí´sa!
    Estão lindos e esta deve ser uma combinação bem gostosa.
    Só falta uma coisa, o link para o post de desafio do Cravo e Canela. Edita o mais depressa possivel para validar a tua participação que já estou a preparar o roudup.
    Bjnhos,
    manela

    ResponderEliminar