domingo, 2 de agosto de 2015

Queijadas de Vila Franca do Campo (São Miguel - Açores)

Hoje esta receita é dedicada ao passatempo da querida Elisabete do blogue Cozinha sem Segredos, que me convidou a participar, e sendo o objectivo deste desafio a cozinha tradicional açoriana, eu não resisti, até porque estou ansiosa por provar in loco estas delicias!

Recentemente uma prima minha esteve nos Açores e disse-me que tinha adorado estas queijadas, depois da opinião dela, achei que tinha o mote para a minha receita. Depois de alguma pesquisa, encontrei esta receita e pareceu-me que seria a mais parecida com a original.

As queijadas ficaram muito boas, a massa é ótima, eu só acrescentei um polvilho de canela, e adorei!!











Ingredientes Para a Massa

  • 250 g de farinha
  • 1 ovo inteiro
  • meia colher de sopa de banha
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • ½ colher de café de sal
Ingredientes Para o Recheio:

  • 2 litros de leite cru
  • Coalho ( compra-se nas farmácias e vende-se liquido ou em pó)
  • 6 gemas
  • 1 clara
  • 250 g de açúcar
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de sopa rasa de farinha
  • açúcar em pó (açúcar inglês ou de confeiteiro)

Preparação:

De véspera prepara-se o recheio: amorna-se ligeiramente o leite e junta-se-lhe o coalho nas proporções indicadas na embalagem, eu foz exatamente conforme as instruções, o coalho que comprei era liquido e para os 2 litros de leite foi necessário mais do dobro do que vinha indicado na embalagem, foi sem dúvida a parte mais difícil desta receita, conseguir coalhar o leite J . Abafa-se o recipiente e, sem se mexer, deixa-se coalhar. Retira-se o coalho para dentro de um pano e espreme-se para sair o soro (que eu guardei, porque é ótimo para fazer pão) de modo a obter-se uma massa bem seca. Amassa-se este coalho para ficar muito fino.

Junta-se as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha; depois de bem misturado leva-se este preparado a cozer em lume brando só até levantar fervura. Retira-se do calor e depois de arrefecer um pouco passa-se por uma peneira ou passador fino. Conserva-se no frigorífico. De um dia para o outro.

No dia seguinte prepara-se a massa: amassam-se os ingredientes indicados com um pouco de água morna de modo a obter-se uma massa que se possa estender. Embrulha-se num guardanapo e deixa-se descansar.

Com o rolo e um polvilho de farinha estende-se a massa muito fina.

Com um copo ou um corta-massas corta-se a massa em circunferências com 12 cm de diâmetro. À medida que se cortam estas circunferências vão-se deixando ao ar sobre a mesa. Em seguida, no centro de cada circunferência coloca-se um montinho do recheio preparado. Ajeita-se este recheio e com um palito de madeira puxa-se a massa para cima, encostando-a ao recheio e fazendo como que uma caixa canelada.

À volta de cada queijada coloca-se uma tira de papel vegetal com cerca de 2 cm de altura e que amparará a massa; o papel prende-se com um alfinete.

Eu utilizei uma forma para tartes e forrei com papel vegetal cada unidade.

Levam-se as queijadas a cozer em forno médio e, depois de cozidas, polvilha-se a superfície abundantemente com açúcar em pó (inglês).

Esta é a maneira como ainda hoje se fazem as queijadas, célebres em toda a região açoriana.

3 comentários:

  1. Minha querida Luísa! Eu adoro essas queijadas! Que me dera poder provar uma! Fico muito contente que tenhas escolhido uma receita tipicamente Açoriana (neste caso tradicional da ilha de São Miguel)! Até hoje nunca me atrevi a experimentar fazer em casa mas depois de ver as tuas seguramente vou aventurar-me! Agradou-me ver os produtos Açorianos que usaste ali bem destacados, como se pretendia! Sabes, esse leite e essa manteiga são os que uso cá em casa, são muito bons! E as fotos estão lindas! Obrigada por teres participado! Adorei! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Que queijadas fantásticas,...aposto que a Elisabete adorou,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  3. Bem mas essas queijadas têm um aspecto maravilhoso!! Parabéns ;)

    ResponderEliminar