terça-feira, 20 de maio de 2014

Passatempo Dia Mundial da Criança – e um pouco de história

Para assinalar esta data, o Delilicias e o Maria Formiga juntaram-se em parceria, e decidiram promover este passatempo. Os prémios são irresistíveis: uma bolsa para maquilhagem pintada à mão, uma criação exclusiva da Maria Formiga e um kit de degustação Delilicias, composto por uma compota e uma caixinha de bolachas artesanais, ambos são feitos com muita dedicação e carinho, pela Maria Formiga e Delilicias.




A história

O Dia Mundial da Criança foi comemorado pela primeira vez em 1950, quando a  Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo.
Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano!
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:
- afecto, amor e compreensão;
- alimentação adequada;
- cuidados médicos;
- educação gratuita;
- protecção contra todas as formas de exploração;
- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
No entanto só nove anos depois, em 1959 é que estes direitos das crianças passaram para o papel.
A  20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a "Declaração dos Direitos da Criança".
Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz.
Claro que o Dia Mundial da Criança foi muito importante para os direitos das crianças, mas mesmo assim nem sempre são cumpridos.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo  com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos)
Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional!
(via http://www.junior.te.pt/servlets/Home?P=Rewind)


Para participar no passatempo que começa hoje, e termina no dia 2 de Junho às 23h59, só tem que seguir os seguintes passos:


- Gostar da página Delilicias;
- Gostar da página Maria Formiga;
- Partilhar o post do passatempo no Facebook, no vosso mural.

O preenchimento do formulário é obrigatório para a participação ser válida.

O vencedor será escolhido de forma aleatória pelo site Random Org.

Boa sorte!

Nota:


O campo assinalado na foto acima, corresponde ao Link de Partilha, pedido no formulário abaixo. Ao   partilhar o post na sua página, cada participante deverá copiar e colar, esse endereço no campo Link de Partilha.  

5 comentários: