sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Pastel de natas em mil-folhas

Esta quinzena o grupo Quinze dias com... convidou-nos a entrar na cozinha do mestre José Avillez.

Numa publicação definiram-no como: "Fidalgo Revolucionário, com recato e elegância o jovem chef está virando a culinária portuguesa de pernas para o ar". Uma definição que lhe assenta como uma luva!!

Com uma vastíssima experiência, apesar da pouca idade, José Avillez é para mim, um ícone da moderna gastronomia e confesso que não foi fácil escolher um prato para publicar neste desafio. A minha escolha recaiu neste pastel de natas em mil-folhas, que recria uma iguaria da nossa gastronomia tradicional, ficou delicioso! Na versão do chef é servido com sorvete de canela, sem duvida, uma experiência a não perder!







By José Avillez
Serve 8 porções

Massa folhada

  • 200 g de massa folhada de excelente qualidade


Creme

  • 1 l de leite
  • 1 casca de limão
  • 200 g de gemas (medida equivalente a 10 gemas)
  • 150 g de açúcar
  • 50 g de maisena
  • 50 g de farinha de trigo


Finalização

  • Açúcar demerara (tipo de açúcar cristal mais escuro)
  • Canela em pó e açúcar para polvilhar


Massa folhada

1. Estique a massa bem fina, com a ajuda de um rolo. Fure-a ligeiramente com um garfo e coloque-a entre duas placas de forno.
2.Asse em forno muito alto (250ºC) por cerca de 15 minutos. Retire, deixe arrefecer e corte a massa em retângulos (ou quadrados) uniformes. Reserve.

Creme

3. Em uma panela, ferva o leite com a casca de limão. Apague o fogo e deixe o leite com o limão em infusão durante 10 minutos. Reserve.
4.Misture bem as gemas com o açúcar, a maisena e a farinha de trigo. Junte lentamente o leite que estava reservado, mexendo sempre.
5.Leve essa mistura ao fogo brando, até ganhar a consistência desejada. Cubra com uma película aderente para não secar e reserve.

Finalização

8. Com a ajuda de um saco de confeitar disponha o creme sobre os retângulos de massa folhada. Para cada pessoa, sobreponha 3 retângulos de massa folhada, de maneira a obter 3 camadas.
9. Leve ao forno médio (180°C) para aquecer ligeiramente.

10. Retire do forno, polvilhe a superfície com açúcar demerara, queime com a ajuda de um maçarico e polvilhe com açúcar e canela.

2 comentários: