terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Filhoses rápidas de cenoura - Amigo Secreto 2014

Hoje, porque já é dia 15 J, trago uma receita do meu Amigo Secreto2014, o “amigo” que me saiu em sorteio, foi a Sofia Arcangelo a editora do blog “As Coisas da Mãe Sofia”! Depois de uma visita ao blog, do qual já sou seguidora, gostei particularmente das suas receitas, pela originalidade, (a sopa de coelho vai ser a próxima experiência), simplicidade de confecção e versatilidade, descobri esta receita entre outras, que já estão na minha lista, e não resisti! Não conhecia e achei muito original, apressei-me a experimentar porque vou querer fazê-las para a ceia de Natal!

Estas filhoses são mesmo muito boas!! Cá em casa todos adoraram, e será uma daquelas receitas que vai tornar-se tradição!

Obrigada Sofia, espero que goste e aproveito para desejar um feliz Natal e um ótimo ano 2015!!







Ingredientes:

600g de cenouras descascadas
350g de farinha
250g de açúcar amarelo
2 ovos
1 laranja (sumo e casca)
1 colher de sobremesa de fermento
1 pitada de sal
óleo para fritar (usei óleo e azeite em partes iguais)
2 colheres de sopa de Vinho do Porto (não está na receita original – facultativo)
açúcar e canela

Preparação:

Cozer as cenouras com casca da laranja e a pitada de sal. Escorrer as cenouras e as cascas de laranja, adicionar o sumo da laranja, reduzir tudo a puré e deixar amornar. (Deixei no frigorifico de um dia para o outro, e o resultado foi positivo, fiz este teste, porque na altura de fazer as sobremesas de Natal, este procedimento vai facilitar e agilizar o trabalho). Junta-se depois o açúcar, os ovos, o Vinho do Porto (quem utilizar), o fermento e a farinha. Misturar até não haver grumos. Aquecer o óleo/azeite e fritar pequenas quantidades de cada vez (usei uma colher de sobremesa para dosear a quantidade). Escorrer em papel absorvente e passar pelo açúcar misturado com a canela.


Ficaram deliciosas, não conhecia esta receita e fiquei muito feliz por tê-la experimentado, vai fazer parte das sobremesas de Natal este ano, acho que vai fazer sucesso J


7 comentários:

  1. A semana passada fiz sonhos de cenoura e adorei, as tuas filhoses ficaram lindas e imagino que uma delicia
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas tuas palavras tão queridas. As filhoses ficaram com uma cor linda, tal como eu adoro :) Uma beijoca grande e um felz e santo Natal!

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde as cascas da laranja também são para reduzir em puré? Obrigada.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Dos meus doces favoritos de Natal a minha mae faz sempre. A receita original ;e feita com abobora belina. Este ano sou eu que vou experimentar!

    ResponderEliminar