terça-feira, 14 de outubro de 2014

Focaccia

Há muito tempo que tinha agendadas umas 4 ou cinco receitas de focaccia, quando vi que o convidado da quinzena era Mr. Paul Hoolywood, um dos gurus ingleses do pão, decidi rapidamente aquela que iria ter o privilégio de saltar cá para fora J Ainda bem que aproveitei a oportunidade para testar esta receita, é fantástica! A massa é leve, fofa, crocante quanto baste na superfície, e deliciosamente aromática. Sabem o que lhes digo, quando quiserem fazer uma imitação (com qualidade J) da pizza de massa fofa da Pizza Hut, utilizem esta massa!! Vão ficar surpreendidos e rendidos J








Ingredientes

500g forte farinha de pão branco 
2 colheres de chá de sal
 
4 colheres de chá de fermento instantâneo
 
2 colheres de sopa de azeite
 
300ml de água fria
 
1 courgette pequena - em fatias finas 170g
 
3 ramos de tomilho
 (usei seco)
1 colher de chá de sal marinho
 
azeite para amassar e pincelar sobre o pão


Método

1. Coloque a farinha numa tigela grande, junte o sal de um dos lados da tigela e o fermento do outro. Adicionar o azeite e 240 ml de água. Use os dedos de uma mão para misturar os ingredientes.  Adicione a restante água um pouco de cada vez até sentir que a massa está macia, pegajosa e toda a farinha esteja incorporada. Pode não ser necessário utilizar  toda a água.
2. Deitar uma porção de azeite numa superfície de trabalho limpa. Colocar a massa sobre o azeite e sovar a massa. Continue a amassar durante 5-10 minutos.
3 Coloque a massa em uma tigela levemente untada com azeite. Cubra até que a massa tenha dobrado de tamanho. Isso vai demorar entre 1-3 horas.
4. Pincele uma assadeira com manteiga. Colocar a massa no tabuleiro e achatar com as mãos formando um retângulo com aproximadamente 35-25cm. Pincelar com azeite. Usando os dedos fazer covinhas sobre a superfície da massa. Disponha as rodelas de courgette por cima e espalhe as folhas de tomilho, cubra com filme plástico. Deixe a levedar durante 1 hora.
5. Pré aqueça o forno a 230C. Antes de levar ao forno salpique com sal. Asse por 20-30 minutos ou até que o pão esteja dourado. Retire do forno e pincele com mais azeite. Deixe arrefecer sobre uma grade, nós cá em casa comemos ainda morno, estava uma delícia J


E vou ter que repetir a receita ainda esta semana J

O vídeo com a receita está aqui

3 comentários:

  1. O melhor pão que já comi, sem dúvida nenhuma!
    Obrigada mãe, por estas delícias! (: *

    ResponderEliminar
  2. Adoro o Paul todos os livros dele são fantásticos estou ansiosa pelo próximo quase a sair.
    Ficou linda e bem fofa, perfeita.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Gosto tanto e essa parece-me bem deliciosa
    Bjs

    ResponderEliminar