terça-feira, 12 de agosto de 2014

Tarte shortcake de maçã e amoras

Há receitas pelas quais nos apaixonamos logo à primeira vista, aconteceu-me isso mal vi esta!!


Pelos ingredientes que leva, maçãs e amoras, pelo shortcake que adoro, e neste caso, também pelo creme de conhaque que combina celestialmente com tudo o resto. Enfim, um conjunto de ingredientes que se transforma numa experiencia absolutamente decadente e perigosamente viciante!


Esta foi a receita que escolhi para participar no passatempo Quinze dias com..., nesta quinzena com Bill Granger, um australiano com um curriculum brilhante! (vale a pena conhecer)


Esta tarte traduz na perfeição o tipo de gastronomia característico da sua região, que me agrada e seduz...completamente!!  








Ingredientes:

Para o recheio de fruta

6 maçãs (usei maçãs de Alcobaça)
limão , só raspa da casca
2 colheres de sopa de açúcar
150 gr de amoras frescas ou congeladas

Para o shortcake

185 gr manteiga sem sal
185 gr açucar mais 2 colheres de sopa para polvilhar
ovo , mais uma gema de ovo
275 gr farinha sem fermento
1 + ½ colher de chá de fermento em pó

Para o creme de conhaque

4 gemas
3 colheres de chá de amido de milho (maizena)
2 colheres de sopa açúcar
1 colher de chá de essência de baunilha
250 ml de leite
185 ml de natas
3 colheres de sopa de conhaque



Preparação:

1. Recheio de maçã: descasque as maçãs, retire o núcleo e corte cada maçã em cerca de 16 fatias. Coloque as maçãs, a raspa de limão, açúcar e 2 colheres de sopa de água numa panela média. Cubra e deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, até que as maçãs estejam macias, mas não desfeitas. Deixar arrefecer. 

2. Para a massa: Bata a manteiga e o açúcar refinado numa tigela até ficar cremosa e suave. Adicione o ovo e a gema e misture bem. Peneire a farinha com o fermento sobre a mistura e mexa até misturar todos os ingredientes. Vire para uma superfície levemente enfarinhada e divida a massa em duas partes iguais. Embrulhe em filme plástico e leve ao frigorifico por 30 minutos. 

3. Pré-aqueça o forno a 180C . Estenda com um rolo, cada pedaço de massa num círculo de aproximadamente 22 centímetros de diâmetro. Com um dos círculos forre uma forma de tarte, anti aderente. Espalhe as maçãs sobre a massa, deixando uma pequena borda ao redor da base, em seguida, coloque as amoras em cima. Coloque o outro círculo de massa por cima e pressione as bordas, juntando-as. Pincele com água e polvilhe com açúcar. Asse por 35 a 40 minutos. 

4. Para o creme de conhaque: Numa tigela pequena, misture as gemas, o amido de milho, o açúcar e a baunilha, em seguida, misture o leite e as natas até ficar homogéneo. Transfira para uma panela média e leve ao fogo baixo por 10 minutos, ou até a mistura ficar espessa o suficiente para cobrir as costas de uma colher. 

5. Adicione o conhaque a gosto, mexendo bem. Retire a panela do fogo, cubra e mantenha quente. 

6. Retire a torta do forno e deixe arrefecer na forma por 10 minutos antes de retirar e servir com o creme de conhaque. 



Podem encontrar a receita aqui: Bill's Tasty Weekends

2 comentários:

  1. Como não gostar desta receita?Deve ser maravilhosa!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Hummm que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://www.receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/#!http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2014/08/quinze-dias-com-bill-granger-e-uns.html

    ResponderEliminar