terça-feira, 30 de setembro de 2014

Frango com pêssegos e gorgonzola

Esta quinzena o grupo Quinze dias com… convidou-nos a trazer uma receita do chef Chakall, não foi difícil  responder ao desafio, a sua cozinha é de fácil preparação, os ingredientes costumam ser apelativos e as suas criações, normalmente são rápidas e bem ao gosto da cozinha mediterrânea, esta receita é testemunha de tudo o que acabei de referir J







Ingredientes para 4 pessoas:

Frango: 1
Azeite: 3 colheres (de sopa)
Limões: 2
Alho: 2 dentes
Cominhos em pó: 1 colher de chá
Queijo gorgonzola: o necessário para rechear os pêssegos
Pêssegos: 4
Sal e pimenta: q.b.
Papel alumínio para envolver


Preparação:

Cortar e arranjar o frango e cortá-lo em pedaços. Fazer a marinada numa tigela: colocar o sumo de limão, os cominhos em pó e o alho picado (podem também fazer esta marinada numa liquidificadora). Colocar o frango nesta marinada e colocar também a marinada entre a pele e a carne do frango, temperar tudo com sal e levar à grelha.

Abrir os pêssegos ao meio, retirar o caroço e rechear com um pouco de queijo gorgonzola. Depois envolva os pêssegos numa folha de alumínio e grelhe por uns minutos (em alternativa ao queijo gorgonzola pode também usar queijo roquefort ou queijo azul). Sirva o frango acompanhado com o pêssego e umas fatias de limão e polvilhe tudo com pimenta. Os pêssegos com gorgonzola podem servir de acompanhamento ou, em alternativa, de sobremesa.

Podem ver a receita aqui 
Bom apetite!

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Tartes croque rústicas

Há algum tempo atrás encontrei na net uma receita da Rachel Khoo que me agradou particularmente! Ela utilizava pão de forma para forrar uns Croque Madame Muffins, achei  a ideia ótima, e resolvi improvisar! Estas tartes, foram o nosso jantar e vou repetir oportunamente J






Ingredientes para 6 unidades:

18  fatias de pão de forma sem côdea
Manteiga, a necessária para barrar as fatias de pão de forma e as tarteiras
2 c sopa de azeite
1 chávena de brócolo, cortado em pedacinhos (mantendo os raminhos)
1 chávena de cenoura cortada em rodelas finas
1 chávena de cebola roxa cortada em meias luas
1 chávena de cogumelos frescos (laminados)
1 chávena de bacon cortado em cubos
Queijo Brie  cortado em fatias, o necessário para cobrir a superfície de todas as tartes
1 c chá de tomilho seco
2 chávenas de molho bechamel  (usei de compra Parmalat)

Preparação:

Ligar o forno a 180º
Pincelar com manteiga as formas de tarte
Com um rolo de massa, esticar as fatias de pão de forma, para que fiquem com uma espessura de aproximadamente 0,5 mm
Pincelar cada fatia com um pouco de manteiga amolecida, e utilizando 3 fatias, forrar cada uma das quatro formas
Numa sertã colocar o azeite e o bacon, deixar cozinhar por 2 ou 3 minutos e juntar os legumes. Cozinhar tapado por cinco minutos, temperar com sal e pimenta moída, mexer e deixar cozinhar mais 3 minutos.
Rechear, as tartes com a mistura de bacon e legumes, colocar por cima de cada uma, fatias de queijo Brie, polvilhar com um pouco de tomilho e cobrir com o molho bechamel.
Levar ao forno para gratinar, servir bem quente.



Bom apetite J

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Bola de Lamego a receita da Mary

Esta é uma receita que procurava há muito tempo. Tenho várias receitas de bola, mas esta, depois de provar há uns anos atrás, deixou-me rendida J Por puro acaso, uma amiga publicou recentemente no FB uma foto, eu não resisti e pedi a receita! Ela simpática e amorosa deu-ma de imediato, e eu, depois de experimentar e ter adorado, vou partilhar convosco JÉ uma receita muito fácil, não precisa de levedar, faz-se rapidamente e tem um resultado final excelente!!
 





Ingredientes:

6 ovos + 1 gema
1 chávena de leite
4 chávenas de farinha
1 chávena de azeite e oleo (usei de girassol) em partes iguais
1 c café de sal
2 colheres de chá cheias de fermento em pó
250g de carnes – usei bacon, salsichão, paio, presunto, fiambre, painho alentejano

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º
Untar com manteiga, ou forrar com papel manteiga, um tabuleiro com 30x30 cm (se for mais pequeno a bola ficará mais alta, eu prefiro mais baixinha J)
Numa taça misturar a farinha com o fermento
Misturar os ovos inteiros com o leite até ficar uma mistura homogénea. Em seguida juntar o azeite e o óleo (misturados), alternando com a farinha e o fermento. Coloca-se metade da massa num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha ou forrado com papel manteiga, dispõem-se por cima as carnes e cobre-se com a restante massa. Pincela-se com a gema de ovo misturada com 1 colher de sopa de leite.
Leva-se ao forno a cozer, em lume forte durante 10 minutos, reduzindo para lume brando até acabar de cozer.

Bom apetite!!

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Mini queques de amêndoa, chocolate e laranja para festejar o regresso às aulas

Esta foi a primeira semana de atividade lectiva para a maioria dos nossos pequenos!! Para celebrar o regresso às aulas resolvi fazer uns queques, saudáveis porque têm amêndoa e irresistíveis porque tem um coração Dulcis de chocolate J!!, Sei que quando chegarem a casa e perguntarem “o que é o lanche?” vão ficar felizes J Vão esquecer os trabalhos de casa e vão querer provar, comer e lambuzar-se, mas eles merecem!!






Ingredientes


50 g de manteiga sem sal 
70 g de açúcar amarelo
3 ovos 
 
80 g de miolo de amêndoa
 
40 g de farinha de trigo
 
1/2 colher de chá de fermento em pó
 
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 Laranja, raspa e sumo
1 colher de café de canela em pó 
Dulcicreme chocolate

Missangas coloridas para enfeitar

Preparação

Pré aquecer o forno a 180º
Misturar numa batedeira a manteiga e o açucar, quando a mistura estiver cremosa, juntar os ovos, um a um, sem parar de bater. Junte o sumo de laranja e a baunilha, junte a amêndoa, e em seguida a farinha, por ultimo envolva com uma espátula a raspa de laranja na massa.
Encha forminhas de queque com a massa e no centro de cada uma coloque ½ colher de café de Dulcicreme chocolate.
Leve ao forno até estarem cozidas, cerca de 15 a 20 minutos (depende do tamanho das formas)
Deixe arrefecer e com um saco de pasteleiro enfeite cada queque com um pouco de Dulcicreme chocolate e missangas coloridas.

Agora deixe-os lambuzarem-se e depois “convide-os” a fazer os trabalhos de casa J


Tarte frangipane de figo e gengibre com um toque de cenela


Não resisto a figos, adoro a textura e o cheiro! Este fim de semana trouxe uma boa quantidade da aldeia, e como o tempo está incerto, decidimos fazer uma receita com sabor e cheiro a Outono, ficou otima, mas para quem não for fã de gengibre, aconselho a reduzir a quantidade, principalmente no recheio, a mim agrada-me, mas reconheço que o paladar fica intenso!!







Ingredientes

Para a base da tarte

100 g de farinha de trigo
 
2 colheres de sopa de aveia triturada
 
2 colheres de sopa bem cheia de açúcar amarelo
 
1/2 colher de chá de gengibre em pó
 
80 g de manteiga sem sal
 
1 ovo – só a gema  (guardar a clara para o creme frangipane )


Para o recheio de gengibre

50 g de manteiga sem sal
 
70 g de açúcar amarelo
2 ovos  (mais a clara reservada)
 
80 g de miolo de amêndoa
 
40 g de farinha de trigo
 
1/2 colher de chá de fermento em pó
 
2 colheres de café de gengibre em pó
1 colher chá de licor de cereja
1 colher de café de canela em pó 

4-6 figos em fatias finas para a cobertura
 

200 gr de compota de figo para barrar a base da tarte (opcional)


Preparação

Pré aquecer o forno a 180º
Para a base
Misturar a farinha a aveia, o açucar e o gengibre numa taça.
Trabalhar a manteiga até obter uma mistura cremosa, em seguida, adicione a gema de ovo (reserve a clara) e misture com uma colher de pau, junte a mistura de farinha e mexa até que a massa adquira consistência para formar uma bola lisa. Leve ao frigorifico por cerca de 20 minutos. Forre com esta massa uma forma rectangular de tarte, com uma base solta, previamente untada com manteiga.  Eu gosto de forrar a forma com papel manteiga. Se utilizar compota de figo para barrar a base da tarte, deverá faze-lo agora, espalhando uma camada generosa. 

2.
 Para fazer o creme de gengibre frangipane junte a manteiga e o açúcar até formar um creme. Junte os dois ovos batidos e a clara que reservou anteriormente, o licor de cereja e a canela, em seguida, misture a farinha de amêndoas, a farinha, o fermento e o gengibre. Despeje essa mistura frangipane na tarteira.

3. Corte em fatias finas 4-6 figos e coloque-as sobre o recheio. Leve ao forno por aproximadamente 35 minutos até que a crosta começa a alourar e os figos fiquem ligeiramente enrugados. 

A inspiração veio daqui !

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Muffins de Mirtilos

Adoro poder desligar a ficha!!
Isto para mim é, fazer as malas, meter-me no carro, e no final de uma viagem de 45 minutos estar noutro lugar, como se tivesse recuado no tempo! Completamente fora da confusão, barulho, e pressa da cidade. Tenho feito estas escapadelas frequentemente e cada vez gosto mais, estou a começar a habituar-me à vida da aldeia...e estou a gostar! Muito!! Digamos que é um regresso à infância...
Na semana passada, quando cheguei tinha à minha espera, figos, mirtilos, maracujás, marmelos, chilas, abóbora, e ainda apanhei pimentos, tomates, feijão verde, beringelas, salsa, coentros, courgetes, cenouras e alho francês!! Fico feliz quando vejo aquilo que foi cultivado, com dedicação e carinho "dar frutos", e poder utilizar essas dádivas como ingredientes para fazer uma das coisas que me dá mais prazer!
Hoje trago muffins de mirtilos, não resisti! Tinha o fogão de lenha aceso, e esta receita convidava a utilizar o forno, ficaram muito bons, e realmente, a diferença na cozedura da massa e até no sabor final é verdadeiramente notória! Para mim, bastante melhor!







Ingredientes:

3 chávenas de farinha sem fermento
1 c sopa de fermento em pó
1 c chá de sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal à temperatura ambiente
1 + 1/4 de açucar
1 ovo + 2 gemas
1 c chá de extracto de baunilha
1 chávena + 1/4 de leite
2 chávenas de mirtilos
Açucar q.b. para polvilhar

Preparação:

Aquecer o forno a 200º
Untar com manteiga 12 formas de tarte de tamanho médio, ou forrar com formas de papel para queques
Bater a manteiga na betedeira até ficar com consistência cremosa (tipo maionese), juntar o açucar, sem parar de bater, o ovo e as gemas, e a baunilha. Bater tudo durante 2 a 3 minutos. Juntar a farinha, previamente misturada com o fermento, alternando com o leite, em 4 adicções, (começar com farinha e terminar com leite).
Retirar da batedeira e juntar à mão, com uma espátula, os mirtilos, previamente lavados e secos, envolve-los na massa de forma uniforme.
Preencher as formas com a massa, polvilhar generosamente com açucar e levar ao forno.
Verificar a cozedura utilizando o teste do palito. Não deixar cozer demais para não ficarem secos.



Receita adaptada de Martha Stewart

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Biscotti de Arandos e Avelã

Este mês o grupo Vamos Fazer Bolachas! da querida Manuela do blog Cravo e Canela - Uma Cozinha no Brasil convidou-nos a trazer Biscotti! Uma especialidade italiana, cuja história nos remete às conquistas e expansão do Império Romano. Devido à sua longevidade, estes biscotti faziam parte da "ração de combate" que as Legiões e a Marinha Romana levavam para as suas conquistas.
A particularidade de voltarem ao forno, depois de cortados em fatias, a meio da cozedura, serve para lhes retirar toda a humidade, conferindo-lhes uma textura dura e seca, com uma vida util muito mais longa!

Hoje em dia, os biscotti são um acompanhamento popular para o café, capuccino chocolate quente e outras bebidas, incluindo vinhos generosos. Estes biscotti foram adaptados de uma receita que encontrei num blogue que visito normalmente, ficaram muito bons e, com a receita de base, podemos criar diversas combinações! Experimentem, vale a pena!!






Ingredientes:

½ chávena de miolo de avelã
½ chávena de cranberries (arandos) e uvas passas brancas
6 c sopa de manteiga sem sal
4/3 chávena de açucar amarelo
¼ c chá sal
1 c chá baunilha
1+1/2 c chá fermento
2 ovos
2 chávenas farinha sem fermento
2 c chá licor de cereja (ou rum)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200º. Unte levemente, ou forre com papel manteiga uma assadeira grande.

Numa tigela média, misture o sal, o fermento em pó  e farinha. Reserve. Numa tigela de tamanho médio, bata a manteiga e o açúcar até ficar fofo. Junte os ovos e a baunilha, não se preocupe se  a mistura ficar com um aspecto um pouco coalhado. Baixe a velocidade da batedeira, adicione a farinha e misture até ficar homogéneo. A massa ainda ficará macia e pegajosa. Misture o miolo de avelã, os arandos e as passas, e por fim o licor de cereja.

Transfira a massa para a assadeira preparada, moldando-a em forma de cilindro, que deve ser ligeiramente achatado, com aproximadamente  15 centímetros de comprimento, dá para 2 “rolos” de massa. 

Cozer a massa durante 25 minutos. Retire-a do forno e deixar arrefecer um pouco (5 minutos, ou até 20 minutos).  Enquanto espera, reduza o forno para 165°.

Corte os biscoitti em  fatias de aproximadamente 2 cm.   Coloque os biscotti na posição vertical sobre a assadeira preparada. Leve ao forno por 25 minutos. Retire do forno e transfira-os para uma grelha para arrefecer.

São o acompanhamento perfeito para um café, cappuccino, chocolate quente, ou até um chá!!




quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Barrinhas Energéticas by Rachel Khoo

Adorei este desafio do grupo Quinze dias com… Rachel Khoo!! Estas barrinhas estavam em fila de espera para serem experimentadas J Quando vi a convidada desta quinzena nem tive que pesquisar receitas!! Cá está o resultado, com algumas alterações, porque não aprecio amendoim, usei manteiga sem sal, usei azeite porque acho mais saudável, e usei só as sementes que tinha em casa hoje, chia e sésamo. No entanto procurei manter todos os restantes ingredientes da receita original, e está aqui o resultado! Foi verdadeiramente satisfatório, todos gostaram J







Ingredientes para 12 a 16 barrinhas:

50 gr de amêndoa laminada
50 gr de mel
50 gr de geleia de milho
100 gr de azeite
2 c sopa de manteiga sem sal
1 c sopa de caramelo liquido
1 c chá de essência de baunilha
Sal marinho, uma pitada
275 gr flocos de aveia
100 gr de sementes variadas (usei chia e sésamo)
2 c sopa de coco ralado
80 gr de cranberries (arandos)
1 c sopa de raspa de limão
100 gr de chocolate negro picado grosseiramente

Preparação:

Pré aquecer o forno a 180º
Forrar com papel vegetal uma assadeira retangular com 18x20 cm (aproximadamente)
Numa sertã anti aderente, tostar ligeiramente as amêndoas
Aquecer numa panela o mel, a geleia de milho e a manteiga, juntar o caramelo e a baunilha, deixar ferver por 2 ou 3 minutos.
Colocar numa taça a aveia, as sementes e o coco ralado, deitar sobre esta mistura a preparação de líquidos quente.
Mexer até combinar bem todos os ingredientes, juntar os cranberries, as amêndoas, a raspa de limão, o chocolate negro e uma pitada de sal marinho
Verter o preparado para a assadeira e pressionar bem em todos os cantos
Levar ao forno por 25 minutos, retirar do forno e deixar arrefecer no tabuleiro. Depois frio colocar no frigorifico, deixar arrefecer bem e cortar as barrinhas. Eu usei uma faca eléctrica, que me facilitou o trabalho J

Para conservar as barrinhas, embrulhei em papel vegetal e guardei numa caixa de lata.


segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Petits Fours de Limão e Chocolate

Este fim de semana foi dedicado a testes para uma festa de aniversário que irei fazer no final deste mês. Um deles foram estes petits fours, que vão fazer parte do buffet de sobremesas. São muito fáceis de fazer e ficaram ótimos. Utilizei a receita de lemon curd caseiro e o novo Dulcicreme chocolate. Foi uma feliz combinação, resultou muito bem e a aprovação foi geral J






Ingredientes:

1 embalagem de folhadinhos para pastelaria Dulcis
1 embalagem de Dulcicreme chocolate Dulcis
200 ml de lemon curd caseiro
Raspas de limão

Lemon curd caseiro, a receita que utilizo normalmente, é a do Célio Cruz do blog Sweet Gula

Ingredientes:

140 gr açucar
Casca de 1 limão, só a parte amarela
100 ml de sumo de limão
60 gr de manteiga sem sal
2 c sopa de leite
2 ovos
4 gemas

Preparação:

Misturar numa taça os ovos, as gemas, o leite, o açucar e a manteiga previamente derretida (a baixa temperatura).
Juntar a raspa e o sumo de limão e levar a lume médio mexendo continuamente até engrossar.
Deixar arrefecer e guardar no frigorifico, num frasco previamente esterilizado até utilizar.  

Montagem:

Com um saco pasteleiro com bico em estrela, encha metade de cada folhado com creme de limão, a outra metade com Dulcicreme chocolate

Coloque por cima raspas de limão e deixe no frio até à hora de servir.



sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Crepes de chocolate e avelã com banana e caramelo

Há muito tempo que ansiava ver à venda a bebida de Avelã Alpro! Finalmente chegou a Portugal e mal vi à venda comprei logo J
Tinha há muito tempo esta receita em stand by à espera do ingrediente que sabia iria fazer a diferença! Não estava enganada J esta receita ficou magnifica, é uma receita gulosa e irresistível!! A bebida de avelã, misturada com o cacau, torna o sabor destes crepes perfeito e a combinação do caramelo com a banana faz com que esta receita se distinga pela sua indulgencia !! Um conselho, experimentem!! E tenham um bom fim de semana J








~Ingredientes~
Crepes
1/2 copo (110 ml) de Alpro Bebida de Avelã
1/2 copo de água gelada (110 ml)
2 ovos (classe M)
½ c café de sal
½ copo de farinha de trigo sem fermento (4 + ½ c sopa)
¼ copo de cacau em pó sem açucar (2 c sopa)
¼ copo de chocolate negro picado (2 c sopa)
4 c sopa de manteiga sem sal derretida

Molho de Caramelo
½ chávena de açucar amarelo
¼ de chávena de creme Alpro para bater
¼ de chávena de xarope de milho (existe no Celeiro)
2 c sopa de manteiga sem sal
1 c chá de extrato de baunilha

2 bananas fatiadas
Topping de chocolate (utilizei caseiro mas pode usar de compra)
Açucar em pó para polvilhar


~Preparação~

Crepes
Misturar numa taça grande a água, a bebida de avelã, os ovos, o sal, a manteiga derretida e o chocolate picado. Bater com um batedor elétrico de varas.
Juntar a farinha misturada com o cacau em pó, peneirando  e batendo até misturar bem todos os ingredientes.
Cobrir com pelicula aderente e reservar no frigorifico, durante duas horas.  Eu deixei de um dia para o outro.
Numa sertã anti aderente ou na máquina de fazer crepes, pincelada com um pouco de gordura, verter uma concha de massa, alisar e deixar cozinhar por 1 a 2 minutos, virar e deixar acabar de cozinhar. Retirar e manter numa fonte de calor, para não arrefecerem até serem preparados, se quiser fazer todos de uma só vez.

Molho de caramelo
Colocar num tacho todos os ingredientes e levar ao lume, mexendo ocasionalmente até começar a ferver, nesta altura mexer continuamente durante 3 minutos, até engrossar e começar a aparecer o fundo do tacho. Retirar e reservar.
Arrume os crepes no prato de servir, barrando (generosamente J ) cada um com molho de caramelo, coloque rodelas de banana por cima e dobre em quatro, polvilhe com açucar em pó e topping de chocolate.

Deliciem-se J É uma das receitas mais gulosas que já fiz!!