Alimentos, que pelas suas propriedades e benefícios para a saúde fazem parte da minha alimentação diária, as sementes se linhaça, sêsamo, chia, bagas de gogi, frutos secos, frutos oliaginosos como as nozes, amêndoas, avelãs, nozes pecam, etc.
Um ditado tibetano diz “um punhado pela manhã fa-la-á feliz para o resto do dia”
É uma verdadeira loucura a procura que se verifica desde há um par de anos nos EUA e no Canadá de um pequeno fruto oriundo dos Himalaias e para cuja divulgação contribuíram decisivamente o facto de famosos como Oprah Winfrey, Madona, Kate Moss, Mick Jagger, Brooke Shields, Steven Seagal, Liz Hurley, e outros as consumirem regularmente, como parte dos seus programas de rejuvenescimento e as recomendarem. Essa febre chegou entretanto à Europa, onde a procura das pequenas bagas de Goji já frenética, quer pelas importantes promessas que consigo traz quer devido à sua própria escassez.
Mas afinal qual é o segredo com mais de 3000 anos que encerram esses atractivos frutos vermelhos?
O que é o Goji?
O Goji dá pelo nome científico de Lycium barbarum L., pertence à família das solanáceas e é oriundo dos himalaias, onde é colhida de Julho a Setembro. Tem a aparência de um pequeno tomate-morango, de cor vermelha viva que, segundo a tradição tibetana, é extremamente sensível e delicado pelo que não deve ser tocada pela mão humana, pois quando isso acontece ela transforma a sua cor vermelho-vivo numa outra mais escura, quase negra e perde qualidades. Daí que a sua colheita se faça sacudindo os ramos do Goji e recolhendo o fruto em malhas de bambu, sendo de seguidas as bagas transportadas, lavadas e postas a secar à sombra e posteriormente envasadas, isso sim, sem nunca serem tocadas pela mão humana. O seu sabor único é uma mistura entre noz-suave, tomate-morango frutado, amoras e a cerejas, libertando um particular aroma à fresca fragrância de nozes tostadas.
Porque é que as bagas de Goji têm despertado um interesse tão avassalador nos consumidores ocidentais e na comunidade científica?
Além da sua milenar reputação na Ásia, e em concreto no Tibete, na China e na Índia, de extraordinária planta medicinal, o Goji despertou, também, o interesse da ciência ocidental pela sua riqueza nutritiva e antioxidante que deixa a milhas de distância os outros alimentos conhecidos. Na verdade, segundo esses estudos apontam, as Bagas de Goji, são talvez a fruta de maior riqueza nutritiva conhecida. Essa riqueza nutritiva traduz-se em:
Proteínas
As bagas de goji contém 18 tipos de aminoácidos (13gr por cada 100gr de fruto seco, isto é, seis vezes superior ao pólen da abelha e com mais proteína que a generalidade dos cereais integrais), incluindo todos os 8 aminoácidos essenciais, sendo por isso óptimo para vegetarianos.
Minerais
As bagas de Goji contêm também mais de 21 oligoelementos, incluindo o germânio (mineral anti-cancerígeno).
Antioxidantes e vitaminas
As bagas de Goji estão entre as mais elevadas fontes de carotenoides de todos os alimentos ou plantas comuns conhecidos na Terra. Contêm o espectro completo de carotenoides anti-oxidantes, incluindo o betacaroteno (melhor fonte do que a cenoura), zeaxantina e a luteína (os grandes protectores da vista). As bagas de Goji contêm 500 vezes a quantidade de vitamina C das laranjas, fazendo com que seja uma das fontes de vitamina C mais rica da Terra. São ricas, ainda, em vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E. Os gojis maduros contêm betasisterol (um agente anti-inflamatório, baixa o colesterol, trata a impotência sexual e também ajuda no tratamento da hipertensão), sesquiterpenoides como a ciperona (regula a pressão arterial, alivia o desconforto menstrual, usada no tratamento do cancro do colo do útero) e solavetivona (que contêm propriedades anti-bacterianas e anti-fúngicas), tetraterpenoides e betaína (úteis para melhorar o funcionamento do fígado, promovendo a digestão e reputadas substâncias para promover a memória e proteger o ADN) e fisalina (substância activa contra todos os tipos de leucemia). As bagas de Goji contêm, também, uma excelente riqueza em fibras. Um polissacarídeo encontrado nas bagas de goji, demonstrou-se ser um poderoso estimulante da secreção da rejuvenescedora hormona do crescimento.
As bagas de Goji (Goji Berries em Inglês) foram avaliadas como o alimento com a capacidade anti-oxidante mais elevada na escala da ORAC (Oxygen Radical Absorvance Capacity), espantosamente, com 25.300 unidades ORAC.
Recordemos que as amoras e os mirtilos, exelentes anti-oxidantes apresentam, respectivamente, 2.036 e 2.400.
Ómegas 3 e 6
As bagas de goji são também muito ricas em ácidos gordos essenciais
Quais são os benefícios das bagas de Goji?
Protege o corpo do envelhecimento e aumenta a longevidade (conhecido como a fruta da longevidade entre os Tibetanos).
Promove a energia e o bem-estar em geral.
Fortifica e mantêm o sistema imunitário saudável.
Defende e luta contra vários tipos de cancros.
Combate a inflamação e a artrite.
Baixa o colesterol.
Equilibra os níveis de pressão do sangue.
Reduz os níveis de glicose no sangue.
Melhora as cataratas, a visão turva e a audição.
Fortalece e suporta o funcionamento do fígado e dos rins.
Mantêm o sistema nervoso saudável.
Protege a pele dos danos causados pelo Sol.
Combate a formação de celulite.
Ajuda em dietas para perda de peso.
Aumenta a libido e o desempenho sexual (conhecido no oriente como o viagra natural).
Promove a fertilidade.
Como usar
O consumo pode ser diretamente do pacote ou misturadas com outras frutas secas e/ou frescas. Mas a forma mais saudável de as consumir é germinadas, ou seja, colocam-se em água durante pelo menos 8 horas, depois podem juntar-se a iogurtes, sopas, batidos, ou em variadíssimas preparações culinárias. A água onde estiveram mergulhadas pode ser utilizada, pois está repleta de nutrientes, pode juntá-la a sopas, sumos, ou como base para qualquer receita culinária. Esta água também é excelente para hidratar o corpo!
Dosagem
Quantidade razoável: 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão-cheia.
Fonte: Quental Biológico