Sou completamente louca por pão
Mas gosto muito de pão artesanal, rústico, se possível com mistura de farinhas, sementes, frutos...
Desde que descobri esta receita no Chilli com Todos, que não descansei enquanto não a experimentei, e confesso, já devia ter feito isto há mais tempo
Bem, para terminar, devo dizer que o Pão ficou lindo, maravilhoso, delicioso, enfim uma perdição...acho que vou fazer outro
Ingredientes:
- 300 gr farinha de trigo sem fermento
- 200 gr farinha para pão rústico com sementes
- 400 gr água morna
- 12,5 gr de fermento de padeiro
- 1 c de chá de sal marinho
- 2 c sopa de sementes de sésamo
Preparação:
Aquecer o forno a 200º
Ter atenção a estas dicas, que são essenciais para conseguir o pão perfeito!
4 dicas do Chilli com Todos - dicas para fazer pão caseriro para fazer um pão caseiro perfeito
Queremos um pão grande, fofinho e com crosta bem estaladiça, certo? Para isso, siga estas 4 dicas:
- 1. Não é preciso amassar nada! Basta envolver todos os ingredientes gentilmente com uma colher, apenas o suficiente para a farinha absorver toda a água, o que fará com que a massa fique com ar no seu interior.
- 2. A levedura, 1 a 2 horas.
- 3. O forno deve estar bem quente.
- 4. A massa deve ser cozida dentro de um tacho fechado e previamente aquecido, de preferência de ferro fundido ou barro. Porquê? Porque são criadas as condições de humidade ideais para que o pão cresça bastante e fique bem fofinho. Cuidado para que o tacho não possua nenhum elemento possível de derreter com o calor.
Coloquei um recipiente grande, de vidro, com tampa, no forno, para aquecer bem.
Numa taça grande misturei as duas farinhas.
A seguir dissolvi o fermento e o sal na água morna, e juntei à mistura de farinha, mexendo com uma espátula, só o suficiente para que a farinha absorva o liquido, não é necessário bater, nem mexer demais.
Cobri o recipiente com um pano, deixei a levedar durante 2 horas (neste caso deixei junto do fogão, enquanto fazia o almoço).
Retirei a massa e coloquei-a sobre a bancada enfarinhada, dobrei a massa ao meio, e repeti outra vez o processo, fui juntando alguma farinha, para facilitar este procedimento.
Retirei o recipiente que tinha no forno, polvilhei o fundo com farinha e coloquei lá dentro a massa, com uma faca fiz dois golpes em cruz na superfície, polvilhei com sementes de sésamo e um pouco de farinha e levei ao forno com o recipiente tapado cerca de 25 a 30 minutos. Depois retirei a tampa e deixei ficar mais 20 minutos no forno. No final, retirei, dei 10 minutos para arrefecer um pouco, e tirei o pão, saiu com facilidade e, como o aspecto era irresistível, teve que ser rapidamente fotografado, porque a faca e a manteiga já estavam à espera, e havia que prová-lo ainda quentinho :)
Ficou mesmo perfeito, já tinha visto a receita e tinha ficado de olho mas só estou com receio por causa do recipiente a usar, mas tenho que experimentar, ficou lindo e fofo.
ResponderEliminarbeijinhos
Olá Sandra,
ResponderEliminarEu utilizei uma taça grande de pirex, com tampa, resultou na perfeição, mas vi ontem, no Continente os tachos de ferro fundido, utilizados na receita original, custam 25€ e são lindos, com cores muito atractivas!
Bjnhs
Adoro fazer pão e este é bem ao meu gosto
ResponderEliminarFicou lindo e imagino que uma delicia
Boa semana
bj
Obrigada ;) Ficou mesmo mt bom, depois deste já fiz vários, acabam sempre num instante :)
EliminarBjnhs
Que bom...
ResponderEliminarviagemdoceviagem.blogspot.com
Boa iniciativa. Vou experimentar ao meu jeito e depois digo como ficou.
ResponderEliminarSó uma pergunta
ResponderEliminarQual farinha na receita é integral? Pois não como farinha de trigo branca.
Boa tarde acabei de ver esta sua receita e tenho uma dúvida o fermento é seco ou fresco aqueles do quadrado? Obrigada
ResponderEliminar