domingo, 6 de dezembro de 2015

Caril de tofu com cogumelos e arroz de côco com limão - VEGAN


Esta receita foi o primeiro de novos desafios que se avizinham! Eu explico J A minha filha está a tornar-se vegetariana e o namorado já é vegan, de modo que um jantar para os dois implica comida com aquelas características. Como eu sei que a minha filha confia plenamente nas minhas criações, aventurei-me J e não correu nada mal, todos gostaram, mesmo aqueles que fazem alimentação normal!








Ingredientes Para a o Caril

  • 1 chavena de cebola picada
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 tomate partido aos gomos
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 1 raminho de coentros frescos
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • ½ colher de café de sal
  • 1 chávena de alho francês partido em rodelas finas
  • 1 chávena de abóbora manteiga partida em cubos
  • 1 chávena de courgette partida em cubos, com a casca
  • 1 chávena de cenoura partida em cubos
  • 1 chávena de cogumelos marron cortados em pedaços, não muito pequenos
  • 1 chavena de tofu multi algas com cenoura cortado em cubos (comprei no Celeiro), deixar o tofu marinar em sumo de limão por 20 minutos antes de usar
  • ½ chávena de aipo partido fino
  • 1 embalagem de leite de côco
  • Uma mistura feita com os seguintes temperos: 1 c chá de caril em pó, 1 c chá de açafrão em pó, ½ c chá de cominhos, pimenta (mistura de pimentas) ralada q.b., 1 c café de piri-piri ou pimenta de caiena (facultativo)
  • 1 embalagem de de creme culinário de milho (usei Isola bio), comprei no Celeiro
  • 1 c chá de miso de arroz (à venda no Celeiro)

Preparação:

Colocar num tacho a cebola, o alho e o azeite, deixar cozinhar até a cebola ficar transparente, juntar o tomate, os coentros, o sal e o açúcar, deixar cozinhar por vinte minutos, em lume brando, juntar um pouco de água (2 a 3 c de sopa), mexer e deixar cozinhar mais 10 minutos, passar com a varinha mágica ou outro utensilio de cozinha que triture, voltar a colocar no tacho e levar ao lume. Quando começar a fervilhar, juntar todos os legumes, excepto os cogumelos e o tofu, juntar os temperos e o leite de côco, deixar cozinhar em lume brando por 25 a 30 minutos.
Finalmente juntam-se os cogumelos e o tofu, deixar cozinhar por 15 minutos, sempre em lume brando. Antes de servir juntar o creme culinário de milho, cozinhar por mais 5 a 7 minutos e servir polvilhado com coentros picados. Servir bem quente com arroz de côco com limão.


Arroz de Côco com limão




Ingredientes:

3 c de sopa de óleo de côco
½ cebola cortada em meias luas finas
1 dente de alho bem picado
Sal q.b.
2 casquinhas de limão
2 chávenas de água
1 chávena de arroz agulha ou basmati
Limão ralado em fios para decorar

Preparação:

Numa taça de pirex com tampa e que possa ir ao forno colocar todos os ingredientes, mexer, tapar e levar ao forno pré aquecido a 180º por aproximadamente 20 a 25 minutos.

Servir decorado com os fios de limão.

domingo, 1 de novembro de 2015

Apple pie in a apple

Uma receita descoberta recentemente numa página que eu adoro! Agora que decidi tirar um curso de italiano esta página tem sido extremamente útil, não só pelas receitas, como pelo facto de ter um canal no Youtube, onde eu posso treinar a língua e tirar o máximo prazer do estudo :) Diria que neste contexto actual é perfeita, chama-se Fatto in Casa Da Benedetta , e esta receita vem da Casa da Benedetta!

Uma receita simples de comida de conforto, original, sem sem muitas calorias e reconfortante para esta época que se avizinha, se for servida como sobremesa, ainda quente, junte uma bola de gelado de caramelo ou limão, é divinal!

















Ingredientes para 4 porções:


  • 4 maçãs, se possível de cores diferentes, verde, amarelo, vermelha...
  • 4 c sopa de açúcar mascavado
  • 3 c sopa de sultanas ou uvas passas
  • 1 c sopa de canela em pó
  • 2 c sopa de vinho da Madeira
  • 1 limão (sumo)
  • Massa folhada refrigerada, a necessária para fazer as coberturas
  • 1 gema de ovo
  • Açúcar em pó para polvilhar


Preparação:


  • Pré aquecer o forno a 180º
  • Cortar o topo das maçãs
  • Retirar o interior com um utensílio próprio, ou com uma colher de café
  • Juntar ao interior retirado das maçãs, a canela, o sumo de limão, o açúcar mascavado e o Vinho da Madeira, mexer e deixar macerar durante 15 a 20 minutos
  • Rechear as maças com o preparado
  • Cotar a massa folhada em tiras e cobrir as maçãs com a massa formando um encanastrado
  • Pincelar a superfície com a gema de ovo diluída num pouco de água
  • Levar ao forno, num tabuleiro coberto com uma folha de papel anti aderente, por 20  a 30 minutos
  • Retirar e polvilhar com um pouco de açúcar em pó



A receita original pode ser vista aqui:  https://goo.gl/i7XlMH

domingo, 2 de agosto de 2015

Queijadas de Vila Franca do Campo (São Miguel - Açores)

Hoje esta receita é dedicada ao passatempo da querida Elisabete do blogue Cozinha sem Segredos, que me convidou a participar, e sendo o objectivo deste desafio a cozinha tradicional açoriana, eu não resisti, até porque estou ansiosa por provar in loco estas delicias!

Recentemente uma prima minha esteve nos Açores e disse-me que tinha adorado estas queijadas, depois da opinião dela, achei que tinha o mote para a minha receita. Depois de alguma pesquisa, encontrei esta receita e pareceu-me que seria a mais parecida com a original.

As queijadas ficaram muito boas, a massa é ótima, eu só acrescentei um polvilho de canela, e adorei!!











Ingredientes Para a Massa

  • 250 g de farinha
  • 1 ovo inteiro
  • meia colher de sopa de banha
  • 1 colher de sopa rasa de manteiga
  • 1 colher de sobremesa de açúcar
  • ½ colher de café de sal
Ingredientes Para o Recheio:

  • 2 litros de leite cru
  • Coalho ( compra-se nas farmácias e vende-se liquido ou em pó)
  • 6 gemas
  • 1 clara
  • 250 g de açúcar
  • 1 colher de chá de manteiga
  • 1 colher de sopa rasa de farinha
  • açúcar em pó (açúcar inglês ou de confeiteiro)

Preparação:

De véspera prepara-se o recheio: amorna-se ligeiramente o leite e junta-se-lhe o coalho nas proporções indicadas na embalagem, eu foz exatamente conforme as instruções, o coalho que comprei era liquido e para os 2 litros de leite foi necessário mais do dobro do que vinha indicado na embalagem, foi sem dúvida a parte mais difícil desta receita, conseguir coalhar o leite J . Abafa-se o recipiente e, sem se mexer, deixa-se coalhar. Retira-se o coalho para dentro de um pano e espreme-se para sair o soro (que eu guardei, porque é ótimo para fazer pão) de modo a obter-se uma massa bem seca. Amassa-se este coalho para ficar muito fino.

Junta-se as gemas, a clara, o açúcar, a manteiga e a farinha; depois de bem misturado leva-se este preparado a cozer em lume brando só até levantar fervura. Retira-se do calor e depois de arrefecer um pouco passa-se por uma peneira ou passador fino. Conserva-se no frigorífico. De um dia para o outro.

No dia seguinte prepara-se a massa: amassam-se os ingredientes indicados com um pouco de água morna de modo a obter-se uma massa que se possa estender. Embrulha-se num guardanapo e deixa-se descansar.

Com o rolo e um polvilho de farinha estende-se a massa muito fina.

Com um copo ou um corta-massas corta-se a massa em circunferências com 12 cm de diâmetro. À medida que se cortam estas circunferências vão-se deixando ao ar sobre a mesa. Em seguida, no centro de cada circunferência coloca-se um montinho do recheio preparado. Ajeita-se este recheio e com um palito de madeira puxa-se a massa para cima, encostando-a ao recheio e fazendo como que uma caixa canelada.

À volta de cada queijada coloca-se uma tira de papel vegetal com cerca de 2 cm de altura e que amparará a massa; o papel prende-se com um alfinete.

Eu utilizei uma forma para tartes e forrei com papel vegetal cada unidade.

Levam-se as queijadas a cozer em forno médio e, depois de cozidas, polvilha-se a superfície abundantemente com açúcar em pó (inglês).

Esta é a maneira como ainda hoje se fazem as queijadas, célebres em toda a região açoriana.

domingo, 26 de julho de 2015

Beringelas de verão rechedas

Olá a todos, estou de volta! Depois de uns dias fora, e de uma preguiça "estranha" :) venho trazer a receita das beringelas de verão recheadas.





Na semana passada quando chegamos à aldeia tínhamos



entre muitas outras coisas, à nossa espera, beringelas e alho francês, ora eu não resisti a inventar logo um recheio para provar aquelas apetitosas beringelas, o resultado foi excelente e  receita super simples :)






Ingredientes para 4 porções:


  • 2 beringels médias, partidas ao meio, E sem o interior, que deve ser retirado cuidadosamente com uma colher de sobremesa
  • 1 chávena de cebola picada, com 2 dentes de alho, também picados
  • 1 chavena de alho frances cortado em rodelas bem finas
  • O interior das beringelas cortados em quadrados
  • 1 chávena de delicias do mar cortadas as rodelas fininhas
  • 1 embalagem de natas de salmão, usei da marca Parmalat
  • 3 ovos inteiros batidos
  • Sal
  • Pimenta moída na altura
  • 4 colheres de sopa de uma mistura de queijo mozzarela ralado e mistura de 4 queijos
  • oregãos para polvilhar
  • 3 colheres sopa de azeite


Preparação:



  • Pré aqueça o forno a 180º
  • Lave muito bem as beringelas antes de as cortar ao meio no sentido longitudinal
  • Colocar o azeite numa sertã, deixar aquecer e juntar a cebola misturada com o alho, deixar refogar por 5 a 7 minutos,
  • Juntar a beringela, o alho francês e as delicias do mar
  • Deixar cozinhar por 8 a 10 minutos em lume brando, mexendo ocasionalmente



  • Para preparar o molho que vai consolidar o recheio, bata os 3 ovos e junte a embalagem de Natas de Salmão, bata bem para misturar os ingredientes, junte uma pitada de sal e um pouco de pimenta moída na altura.


Montagem:


  • Coloque o recheio de legumes e delicias do mar, distribuindo-o pelas quatro metades de beringela.
  • Com uma colher de sopa encha cuidadosamente as beringelas com molho preparado, 
  • Polvilhe cada uma com uma colher de sopa da mistura de queijos e salpique um pouco de oregãos na superficie de cada uma.
  • Leve ao forno por cerca de 30 minutos ou até estarem bem douradinhas.
  • Sirva quentes acompanhadas de uma salada.


E...bom apetite!!